Confira aqui

AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE PRUDENTÓPOLIS E REGIÃO.

Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

11:00 |


Hoje, dia 1º de Dezembro, é o dia mundial da luta contra a AIDS, e para lembrar a data, diversas ações estão sendo promovidas em todo o mundo para o diagnóstico e combate ao estigma e preconceito. Segundo o Ministério da Saúde o tema da Campanha pelo Dia Mundial de luta contra AIDS deste ano, irá destacar a importância de se realizar o teste rápido para o HIV. A estratégia de mobilização "Fique Sabendo" é uma ação que tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus HIV, causador da AIDS.


Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao Serviço de Saúde tardiamente. Os exames para diagnóstico estão disponíveis, gratuitamente, em toda a Rede Pública de Saúde. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento, orientações antes e depois do exame, sendo esse procedimento totalmente sigiloso. 


Mais informações sobre ações relativas ao dia em Prudentópolis além de prevenção e tratamento podem ser obtidas com o Setor de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, pelo telefone: 3446-3047.


Imagem: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário